Início > Saude > Frente fria e as doenças respiratórias

Frente fria e as doenças respiratórias

Publicado em 30 de agosto de 2022

SAUDE

Frente fria e as doenças respiratórias

Mesmo que ainda estejamos no inverno, no mês de agosto alguns lugares do país já estariam voltando a sentir aquele famoso calor brasileiro, não é mesmo? No entanto, uma onda de frio se estendeu em algumas regiões e a mudança brusca de temperatura traz consigo alguns riscos para a saúde: estamos falando da frente fria que vem derrubando os termômetros do Brasil. 

E é durante os meses mais frios do ano que há um aumento considerável de doenças causadas por vírus e bactérias. Isso acontece porque nessa época as pessoas tendem a ficar em lugares fechados e com pouca circulação de ar. Essas doenças comuns do inverno e das frentes frias também estão diretamente relacionadas à redução de umidade relativa do ar, as bruscas mudanças de temperatura e também o fato das mucosas do sistema respiratório ficarem mais irritadas com esse clima frio e seco. 

Quais as doenças mais comuns durante baixas temperaturas?

1 - Gripe

A gripe é uma infecção que acontece através das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, e é causada pelo vírus tipo Influenza. Os sintomas geralmente aparecem repentinamente, como febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço.

2 - Rinite

A rinite alérgica também está nessa lista. Ela ocorre quando há  inflamação da mucosa que reveste o nariz. Provoca sintomas como coceira no nariz, espirros e coriza. As causas variam de pessoa para pessoa, sendo, geralmente, poeira, ácaros, pelos de animais ou pólen de plantas. 

3 - Sinusite

A sinusite também é comum nessa época do ano, mas neste caso, é a inflamação da mucosa dos seios da face, que são as estruturas localizadas ao redor do nariz. Tem como sintomas dor nessa região do rosto, secreção nasal e bastante dor de cabeça. Normalmente a sinusite aparece devido a gripe, resfriado e alergia.

4 - Pneumonia

A pneumonia também está presente na lista das doenças mais comuns durante temperaturas baixas. Se trata de uma inflamação que atinge os pulmões, causando problemas como tosse, falta de ar e dores no tórax. Também provoca febre, calafrios, fraqueza, mal-estar e alteração na pressão arterial.

Como evitar as doenças comuns do inverno:

Existem várias maneiras de evitar as doenças mais comuns dos meses mais frios e também de se cuidar quando tiver os sintomas de doenças respiratórias:

  • Evite ficar em locais fechados e com muitas pessoas;
  • Se alimente bem e de forma saudável. As frutas e verduras são excelentes pois são ricas em antioxidantes que melhoram a imunidade.
  • Beba muita água;
  • Abra as portas e janelas sempre que possível, para uma melhor ventilação;
  • Higienize as mãos várias vezes por dia;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenços descartáveis;

Quando tiver sintomas de qualquer que seja a doença, evite ter contato com outras pessoas para não propagá-las ou piorar o seu quadro. Procure seu médico e se cuide conforme indicado.

Mesmo com todos os cuidados, é importante que você siga seu caderno de vacinação e se vacine contra a gripe anualmente. Basta procurar o posto do seu bairro!

Redação da Jhope
Escrito Por

Redação da Jhope

Assine o nosso newsletter

E fique por dentro das últimas notícias da JHOPE!

Nós não enviamos spam.